Como esterilizar a escova dental no micro-ondas
- Bruno H. Fagundes
- 2 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Onde você mantém a sua escova de dentes? E quando foi a última vez que você higienizou ela? Nunca?! Pois é, o normal é que nossa escova fique em um local escuro, úmido e pouco arejado favorecendo o crescimento de microrganismos.
Já pensou se existisse um meio de esterilizar a escova de dentes na sua própria casa? Esse meio é o micro-ondas, um estudo feito no Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté por José Chibebe Junior e Débora Pallos avaliou 138 escovas contaminadas e que foram comprovadamente esterilizadas pelo micro-ondas durante um ciclo de no mínimo 7 minutos.
Vamos aos passos para que você possa fazer em casa:

1. Primeiro verifique se não existe nenhum metal na sua escova, não queremos ver nenhuma explosão. Depois pegue um copo de vidro alto, encha de água até a metade e apoie a sua escova em cima, assim como na foto.
2. Coloque o copo com a escova no micro-ondas e programe para 7 minutos, ligue e aguarde finalizar. A água irá ferver e ajudar a não sobreaquecer a escova, as cerdas da escova devem ficar como na foto e não mergulhadas na água, pois o que irá esterilizar a sua escova será as micro-ondas produzidas pelo aparelho.
3. Depois dos 7 minutos retire o copo com uma luva ou toalha para não se queimar, reserve a escova sobre um papel toalha (ela não estará tão quente quanto o copo) e deixe o copo esfriar sozinho.

Repita esse ciclo quando sentir necessidade, não existem estudos mostrando a periodicidade correta para a esterilização da escova, mas a recolonização dos microrganismos é rápida. Também devemos levar em consideração o tipo de aparelho de micro-ondas que você possui, pois a potência irá variar de acordo com a marca. Se você conseguir controlar a potência, deixe a mesma no máximo.
Uma alternativa para higienizar sua escova é coloca-la mergulhada em um copo d'água com uma colher de chá de água sanitária por 15-20 min uma vez por semana. Procure sempre tirar as suas dúvidas com um cirurgião-dentista, obrigado pela leitura e um abraço a todos.
Comments